Espanha aprova primeiro medicamento à base de cannabis

O primeiro medicamento à base de cannabis chegou à Espanha para tratar pacientes que sofrem de uma das condições médicas mais graves, como a epilepsia, doença resistente à tratamento.

De acordo com a 20 Minutos, o Epidyolex, uma solução oral contendo canabidiol altamente purificado (CBD), foi aprovado na Espanha pelo Ministério da Saúde após um ensaio de dois anos que envolveu mais de 700 participantes.

A aprovação deste medicamento oral de canabidiol foi baseada nos resultados de quatro estudos de Fase III controlados e randomizados. A Espanha participou do desenvolvimento clínico do fármaco com mais de 10 hospitais.

O medicamento transformador e o Clobazam, substância que pode ser usado no tratamento de convulsões associadas à síndrome de Lennox-Gastault (LGS) e à síndrome de Dravet (SD), estarão disponíveis nas farmácias hospitalares espanholas.

Antonio Gil-Nagel Rein, neurologista e diretor do Programa de Epilepsia do Hospital Ruber International, disse: “A melhoria potencial da qualidade de vida em uma área onde as opções terapêuticas são muito pequenas, é uma boa notícia.”

Ele ainda completa: “O acesso a um novo medicamento com um mecanismo de ação novo e clinicamente comprovado é motivo de esperança para os pacientes e satisfação para os especialistas.”

Em setembro de 2019, o Epidyolex recebeu a aprovação da Comissão Europeia, tornando-se o primeiro medicamento de prescrição baseado em cannabis derivado de plantas a receber esta autorização.

Sechat