março 2023

Em Brasília, congresso debate aspectos jurídicos do uso medicinal da cannabis

Com o tema “Uma agenda para o presente”, foi realizado em 29 de março, em Brasília (DF) o 3º Congresso Brasileiro do Direito da Cannabis Medicinal no Conselho Federal da OAB. Avançaram no evento os debates jurídicos considerados urgentes para facilitar e ampliar o uso de medicamentos à base da planta, no que se refere prioritariamente à regulamentação do cultivo para fins medicinais e científicos.

LEIA MAIS

“O óleo de canabidiol me devolveu a coragem e vontade de trabalhar”, diz enfermeira com fibromialgia

“Eu não conseguia levantar da cama. As dores me impediam de fazer as atividades diárias”, relembra Lívia Prado, enfermeira, diagnosticada há oito anos com fibromialgia, uma condição de origem reumatológica, que causa dor crônica muscular, e que atinge mais as mulheres do que os homens. As causas da doença não são conhecidas, mas geralmente, são direcionadas por quadros de estresses físico, emocional ou infeccioso.

LEIA MAIS

Havaí rejeitou a lei da maconha e adiou a legalização do uso adulto

Nos EUA, o Havaí abandonou a legalização da maconha para uso adulto neste ano. A Câmara dos Deputados do estado negou uma proposta legislativa para trazer maconha recreativa para as ilhas.Apesar de ganhar a aprovação do senado havaiano, a lei que endossa o uso adulto e estabelece uma estrutura regulatória para o uso adulto não foi aprovada. De acordo com o MJBizDaily , três propostas para legalizar a cannabis já foram rejeitadas.

LEIA MAIS

O CBD realmente diminui os efeitos do THC? Veja o que dizem as evidências

A pesquisa em torno da cannabis é um campo complexo e em constante evolução, com décadas de proibição criando obstáculos significativos para pesquisadores na área. O conhecimento científico sobre a planta ainda está em fase evolutiva, o que significa que, muitas vezes, a comprovação de hoje pode ser refutada amanhã, gerando confusão entre  consumidores.

LEIA MAIS

“Eu comecei a fumar maconha na gestação para tratar síndrome do pânico e me livrar dos enjoos”, afirma mãe

O nome verdadeiro não será revelado para preservar sua identidade, por isso, nesta reportagem, o nome  fictício da paciente será Gabriela. “Eu sempre fui criticada por fumar maconha grávida”, relatou a mulher de 32 que espera pelo 4º filho. Moradora da cidade de Guaianases, no interior de São Paulo, Gabriela contou que, durante a gravidez do filho de 1 ano e 6 meses, buscou auxílio na rede pública de saúde do município, porém, afirmou que o caso dela não foi compreendido pelos médicos.

LEIA MAIS

Qual o risco x benefício do uso da cannabis na gestação?

Na obstetrícia, o uso de medicamentos à base de cannabis é um tema que divide opiniões entre os médicos. Por se tratar de um assunto importante, o Sechat conversou com profissionais para trazer informações e  orientações sobre os efeitos dos derivados da planta durante a gravidez.

LEIA MAIS