Utilização da cannabis para tratamento de animais apresenta ótimos resultados, diz estudo

Remédios à base de cannabis também podem ser utilizados em animais para o tratamento de doenças semelhantes às identificadas em humanos. Com os ótimos resultados da cannabis no tratamento de enfermidades humanas, foi possível descobrir, pelas semelhanças dos organismos, que os efeitos positivos causados por esses remédios se estendem também aos animais.

“Animais e humanos possuem doenças bastante semelhantes e, por isso, podemos utilizar os compostos da planta para modular a resposta do sistema endocanabinoide tratando desde uma dermatite atópica até mesmo um câncer, disfunção cognitiva, e qualquer quadro que curse com dor, inflamação e descontrole das respostas do organismo.” explica a médica veterinária e fundadora da Red Cannabis Medicinal Veterinária Brasil Vanessa Seabra.

O sistema endocanabinoide

O sistema endocanabinoide está presente em todos os mamíferos e possui receptores e canabinoides endógenos (produzidos pelo corpo). Dessa forma, algumas substâncias presentes na cannabis interagem com esse sistema, possibilitando modular as respostas do organismo dos animais a inflamações, além de doenças autoimunes, por exemplo.

Com isso, se tem uma gama de possibilidades para tratamentos mais eficientes e menos agressivos para diversas enfermidades. A cannabis também pode auxiliar na redução dos efeitos colaterais de medicamentos alopáticos (que produzem efeitos contrários aos da doença) que, normalmente, são mais agressivos ao corpo.

Dentro desse universo de possibilidades, a cinomose,  doença viral que afeta cães e é muito semelhante à esclerose múltipla em humanos, pode ter como aliada ao tratamento convencional a cannabis provocando ótimos resultados. A doença sem cura e com maior índice de mortalidade canina, com o uso do medicamento certo à base da planta, atenua os sintomas e pode ajudar na regressão da enfermidade.

O tratamento

O tratamento com cannabis para a ansiedade em cães é outro exemplo de tratamento eficiente com melhoras significativas, como deixar de morder as próprias patas, diminuição da agressividade e latidos com menor frequência.

Para Vanessa, “a cannabis e a modulação correta do sistema endocanabinoide são o ‘futuro’ da medicina e, em poucos anos, quem não souber como modular esse sistema, não irá conseguir resultados satisfatórios com seus pacientes”. Vale ressaltar que, apesar de médicos veterinários em território nacional ainda não possuírem liberação legal para receitar medicamentos à base de cannabis, não deve ser feita a administração do medicamento em animais sem a orientação do profissional.

A diferença do Brasil

Diferentemente do Brasil, na Colômbia médicos veterinários são liberados a receitar cannabis aos seus pacientes e, não por coincidência, possuem pesquisas muito avançadas sobre as possibilidades de utilização da planta em animais. Uma delas trata até mesmo sobre os benefícios da implementação da cannabis na nutrição de algumas espécies.

Novos conhecimentos

Com o objetivo de expandir os conhecimentos e debates sobre o tema, a Vetcann Brasil irá realizar o curso Bases Científicas da Terapia Canabinoide em Medicina Veterinária nos dias 20/03, 22/03, 24/03, 28/03 e 30/03 de 2023 no período noturno e no formato online.

Nos dias 1 e 2 de abril de 2023 serão ministradas aulas presenciais na cidade de Penedo – RJ.

A grade de professores conta com médicos veterinários pesquisadores do Brasil e da Colômbia proporcionando um intercâmbio de conhecimentos sobre o assunto.

Sechat

Tags: