Projeto de imersão no mercado canábico do Paraguai busca desmistificar a planta no Brasil
O mercado paraguaio da cannabis será o local de imersão para quem deseja aprender mais sobre os avanços dos setores medicinal e industrial no país que abriu as portas para a planta em 2019. Esta viagem está sendo promovida pela The Koba, startup brasileira com sede no Paraguai, em parceria com a Agro Travel, empresa especializada em viagens técnicas. Batizado de Koba Trip, o projeto, inicialmente, irá levar 20 pessoas para uma viagem pelo ecossistema da cannabis. O objetivo é promover uma experiência desde o cultivo até a distribuição do produto final.
Com o ponto de partida marcado para o dia 25 de abril em Foz do Iguaçu-PR, a viagem será realizada até o dia 28 do mesmo mês. No roteiro, está a visita às colônias indígenas no norte do Paraguai, depois o grupo irá conhecer o processo de extração e fabricação do óleo de cannabis na capital Assunção. Além disso, a programação, também conta com palestras e visitas aos dispensários, onde acontece a venda dos produtos industrializados.
Desmistificando a planta
A ideia é apresentar como é grande o potencial dos negócios do mundo canábico. Em 2002, o Paraguai atingiu 5 mil hectares de área plantada, de acordo com os dados do governo. Mostrar o desenvolvimento econômico promovido pela cannabis, é uma forma de desmistificar a planta para o público brasileiro.
“Não queremos perder a qualidade na experiência que queremos proporcionar aos participantes. Em momentos como o jantar para criar conexões e networking, é importante ter um número limitado de pessoas para que todos os participantes possam aproveitar”, comentou Diego Barros, CEO da Koba.
Os participantes também terão a oportunidade de conhecer o trabalho de comunidades indígenas e de campesinos que cultivam as plantas seguindo o modelo da agricultura familiar para fornecer matéria-prima para a indústria. O trabalho de responsabilidade social é fomentado pelo projeto Hemp Guarani.