O potencial dos canabinóides na saúde bucal

A odontologia é responsável por cuidar da saúde bucal bem como  por manter a  autoestima dos pacientes. Dados de uma pesquisa realizada em 2018 pela Edelman Insights mostraram que, no Brasil, 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias e cerca de 16 milhões de pessoas vivem sem nenhum dente.

 Além disso, 32% dos entrevistados disseram que a perda de dentes os impede de ter um estilo de vida saudável e ativo.O Dia do Dentista é comemorado no dia 25 de outubro porque em 1884 foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.

Uma das frases mais bonitas sobre a profissão foi dita pelo Papa Pio XII num discurso feito para cirurgiões-dentistas na Itália, em 24 de outubro de 1946: “A Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge”.

Parabéns a todos os dentistas por proporcionarem às pessoas uma vida melhor e mais saudável, física e psicologicamente.

Cannabis na odontologia

O avanço dos estudos sobre os benefícios do uso da cannabis medicinal  pelo mundo também contempla o tratamento de patologias que acometem a boca e outras regiões que são especialidades dos cirurgiões-dentistas.

O CBD (canabidiol) pode ajudar a diminuir o limiar da dor, ajudando-nos a lidar com as consequências odontológicas. As propriedades calmantes deste canabinóide mantêm a dor e a inflamação sob controle, ajudando  a prevenir problemas dentários e  na recuperação após procedimentos. Além de contribuírem no controle  do medo e da ansiedade no consultório, interagindo  com o sistema endocanabinóide do corpo. Em 2020, uma revisão publicada na Cannabis and Cannabinoid Research analisou uma grande quantidade de dados e confirmou  as características anti-inflamatórias.

Com o poder de analgésico natural, também é indicado para frear a dor depois dos  tratamentos dentários,  substituindo medicamentos como paracetamol ou o ibuprofeno.

Outros principais metabólitos secundários da cannabis, como terpenos e flavonóides, também compartilham propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, ansiolíticas e antimicrobianas e podem ter aplicações odontológicas e orais.

Apesar dos estudos estarem apenas começando, o que já se  observa é o grande potencial dos compostos da Cannabis  também para a odontologia. A ciência e os pacientes só têm a agradecer.

Sechat

Tags: