setembro 2022

Genética, epigenética e cannabis

Cada organismo é único, e vem ao mundo com um funcionamento bioquímico específico, com origem na forma como foi concebido e por seus ancestrais. A partir do momento que nasce, os seres ficam expostos a fatores ambientais que podem modificar até mesmo o DNA. O mesmo ocorre com o sistema endocanabinoide (SEC) dos seres vivos, para aqueles que o possuem. Isto também vale para a composição fitoquímica das plantas, incluindo a Cannabis. Mas porque isto é significativo quando se fala de saúde e tratamentos?

LEIA MAIS

Terapia com psicodélicos é realidade no Brasil

Localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, a rede de clínicas Beneva conta com anestesistas e psiquiatras experientes na administração dos compostos psicodélicos ibogaína e cetamina, sendo a primeira no país a se especializar neste tipo de tratamento.

LEIA MAIS

Gigante do mercado do tabaco investe US $ 37 milhões em empresa de cannabis

Na última segunda-feira (26), uma das maiores empresas de tabaco do mundo, a British American Tobacco (BAT), realizou uma rodada de investimentos na qual as empresas de cannabis Sanity Group GmbH, assim como a Green House Capital, que tem apoio do músico Snoop Dogg, receberam um aporte de US $ 37,6 milhões. Segundo alguns especialistas, seria uma tentativa da empresa de tabaco  diversificar seus negócios para além da nicotina.

LEIA MAIS

Cannabis: idoso tem reversão de sintomas do Alzheimer com óleo da planta

Desde 2017, o agricultor Delci Ruver, 78, está participando de um estudo pioneiro no Brasil sobre o uso de óleo de cannabis em pessoas com Alzheimer. Os resultados do estudo feito pela Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), em Foz do Iguaçu, mostra que após 22 meses de acompanhamento, Ruver, teve uma reversão dos sintomas com melhoras no humor, sono e memória, além da doença se manter estável.

LEIA MAIS

Players de cannabis medicinal em Nova Iorque batalham por espaço no mercado recreativo

O diretor executivo do Office of Cannabis Management de Nova Iorque, Chris Alexander, disse durante um fórum público, em setembro, que a agência não aceitará novos pedidos para negócios de cannabis recreativa até 2023. Operadores da indústria esperavam que a inscrição para cultivo e outras licenças relacionadas à cannabis fossem abertas ainda este ano. O atraso é recebido com grande frustração já que o Estado se posicionaria para ser um dos maiores mercados de cannabis nos Estados Unidos.

LEIA MAIS

A relação da legalização da cannabis com os índices de criminalidade

Frequentemente, alguns legisladores ou mesmo especialistas em criminalidade apontam a regulamentação da cannabis como uma possível causa do aumento dos índices de criminalidade e violência. De fato, a legalização das drogas pode causar tal descontrole, contudo, incluir a cannabis que já demonstrou seu potencial terapêutico no tratamento de várias patologias nesta lista, pode ser um equívoco.

LEIA MAIS

“Lugar de cannabis é no congresso”

Recentemente, candidatos e candidatas que disputam o cargo de deputados federais, se uniram e formaram a chamada Bancada da Cannabis, movimento que busca promover o debate mais aprofundado sobre a questão regulatória da planta no Brasil. A ideia é discutir leis que controlam a produção, manuseio, o transporte, a distribuição, o porte e, além disso, tudo que envolve o tema por parte do executivo.

LEIA MAIS

A cannabis no desempenho atlético

Agência Mundial Antidoping decidiu, a partir de 2018, excluir o canabidiol (CBD) da lista de substâncias proibidas, abrindo as portas para o uso medicinal no esporte. Já o THC (Tetrahidrocanabinol), princípio psicoativo da cannabis, ainda está entre as proibições da AMA. O CBD não atua como um potenciador do desempenho físico, não representa um risco para a saúde e  não é psicoativo. Obtido por meio  da extração da flor feminina da maconha, o  composto tem uma longa lista de efeitos benéficos.

LEIA MAIS