Professor brasileiro recebe prêmio internacional
Após uma espera de dois anos para retornar a um simpósio presencial, o Linda and Jack Gill Center for Biomolecular Science irá realizar no dia 14 de setembro de 2022 o evento Transformative Investigator Award que ocorrerá na Universidade de Indiana nos EUA. A premiação é responsável por apresentar os cinco cientistas destacados por sua participação na pesquisa em neurociência. Este ano, a ênfase abordada é a Cannabis.
O professor Francisco Silveira Guimarães, será o único brasileiro dos cientistas destacados com colaborações de diversos lugares como The Icahn School of Medicine at Mount Sinai, University of Cagliari e Harvard Medical School. Ele pertence ao Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).
Na área de pesquisa sobre o canabidiol o Brasil é referência. Quatro professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto estão entre os dez que mais produziram estudos na área, sendo a USP a primeira em produção de artigos científicos sobre canabidiol.
O professor Guimarães é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), possui doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP e é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Possui experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia em estudos com óxido nítrico, ansiedade, glutamato, serotonina, canabinóides e estresse.
O Gill Symposium 2022 será presencial na Universidade de Indiana no dia 14 de setembro de 2022. As inscrições permanecerão abertas até 12 de setembro de 2022 às 11h59 ET.