Uber entra no mercado de cannabis no Canadá, e usuários poderão fazer encomendas pelo app
SAN FRANCISCO — O Uber permitirá que os usuários da província de Ontário, no Canadá, façam pedidos de maconha através de seu aplicativo Uber Eats, marcando a entrada da gigante no mercado de cannabis.
O Uber Eats lincluirá a varejista de maconha Tokyo Smoke na lista de seu marktplace e, a partir desta segunda-feira, os clientes da província canadense poderão fazer suas encomendas no app e retirar o produto na loja da Tokyo Smoke mais próxima em uma hora.
As vendas serão administradas pela Tokyo Smoke, empresa com sede em Toronto que opera mais de 50 dispensários em Ontário, de acordo com seu site. O aplicativo verificará a idade do comprador, enquanto a equipe na loja verificará a identidade quando um cliente chegar, explicaram as empresas.
O Uber, que já entrega bebidas alcoólicas por meio de sua unidade Eats, está de olho no crescente mercado de cannabis há algum tempo, mas é a primeira vez que a empresa de caronas e entregas oferece efetivamente acesso direto para a compra da cannabis. E isso acontece enquanto continua pressionando por regulamentações mais flexíveis nos Estados Unidos.
Em abril, o diretor-executivo da Uber, Dara Khosrowshahi, disse que a empresa consideraria a distribuição de cannabis quando ”o caminho estivesse livre, quando as leis federais entrarem em ação”.
Com mais de três anos de legalização da maconha recreativa no Canadá, o país está tentando regularizar seu mercado de maconha, hoje em dificuldades. Os produtores ilegais ainda controlam uma grande parte das vendas anuais totais.
A parceria ajudará os adultos canadenses a comprar cannabis legal e segura, ajudando a combater o mercado ilegal que ainda responde por mais de 40% de todas as vendas de cannabis não medicinal a nível nacional, disse o Uber na segunda-feira.
Vendas de US$ 4 bi em 2021
As vendas de cannabis no Canadá totalizarão US$ 4 bilhões em 2021 e devem crescer para US$ 6,7 bilhões em 2026, de acordo com dados da empresa de pesquisa da indústria BDS Analytics. O rastreador global de ações de cannabis, MJ ETF, subiu 2%, enquanto as ações da Uber subiram 1,2%, para US$ 44,78 no pré-mercado.
Questionado sobre a possibilidade de expansão para outras províncias canadenses, ou nos Estados Unidos, um porta-voz da Uber disse que “nada mais há para compartilhar neste momento”.
“Continuaremos observando as regulamentações e oportunidades de perto, mercado por mercado. E conforme as leis locais e federais evoluam, exploraremos oportunidades com comerciantes que operam em outras regiões”, disse o porta-voz do Uber à Reuters.
As medidas de restrições mais rígidas induzidas pela pandemia do ano passado estimularam a demanda por produtos relacionados à cannabis de clientes que ficaram isolados em casa com opções de entretenimento limitadas.
O Globo