Kamala Harris adotou a posição antilegalização de Biden?

A vice-presidente Kamala Harris dos Estados Unidos ainda apoia a legalização da cannabis? Parece que não. É o que diz um novo relatório da Bloomberg sobre os esforços para nomear um novo alto funcionário da política de drogas da Casa Branca.

Harris, que patrocinou um projeto abrangente do Senado para acabar com a proibição federal da cannabis em 2019, agora supostamente adotou a mesma posição do presidente Joe Biden, que se opõe à legalização.

Há sinais de que pode ser o caso. Isso porque Harris recuou em seus apelos por uma ampla reforma nos últimos meses. Em vez isso, optou por pressionar pela descriminalização e expurgos da cannabis de acordo com a agenda do presidente. Ela passou um tempo significativo durante sua campanha defendendo a legalização federal da cannabis. Mas essa narrativa específica foi amplamente abandonada desde que ela ingressou na chapa presidencial de Biden em agosto.

Descriminalizar, e não legalizar

Sobretudo, descriminalização e expurgos são a política preferida de Biden. Ele também apóia a legalização da cannabis medicinal e a reprogramação da planta sob a lei federal, permitindo que os estados definam suas próprias políticas.

Bloomberg relatou que a assessoria de Harris disse que seus “cargos agora são iguais aos de Biden”. Embora a fonte tenha pedido para não ser identificada porque o vice-presidente não anunciou a mudança de política. O Marijuana Moment procurou três assessores de imprensa no gabinete do vice-presidente para obter esclarecimentos, mas eles não responderam na época da publicação.

A falta de especificidade deixa espaço para a possibilidade de que o funcionário esteja se referindo a Biden mudando sua posição e abraçando a legalização como Harris fez. Mas parece mais provável que Harris tenha mudado de opinião, com ela reafirmando o compromisso do governo de simplesmente “descriminalizar a maconha” e eliminar os registros, em vez de legalizar a planta.

Mudando de opinião novamente

Em setembro, Harris disse que “descriminalizaremos o uso de maconha e expurgaremos automaticamente todas as condenações e encarceramento apenas por uso de drogas.”

Esta não seria a primeira vez que Harris mudaria de opinião sobre a cannabis. Ela se opôs veementemente à legalização e fez campanha ativamente contra uma iniciativa de reforma da Califórnia. Isso ocorreu em 2010, durante seu tempo como procuradora-geral do estado. Harris foi coautora de um argumento do guia eleitoral oficial afirmando que a medida “compromete seriamente a segurança de nossas comunidades, estradas, e locais de trabalho.”

Leia mais no Sechat