Governo aceita projectos de plantação de canábis em Portugal

Três ministérios aprovaram dois projectos de produção de canábis para fins medicinais em Portugal.
Dois projectos de produção de canábis para fins medicinais em Portugal apresentados por uma empresa canadiana e outra israelita receberam o aval por parte dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Saúde e da Agricultura e Alimentação. O total dos dois investimentos corresponde a aproximadamente 100 milhões de euros.

Os projectos em causa procuraram criar unidades agrícolas de cultivo da planta Cannabis sativa L, avança o Jornal de Negócios, tendo ambas as culturas o fim de criar plantas com efeitos medicinais.

O projecto israelita tem ainda de ser aprovado pelo Infarmed. O canadiano já teve a aprovação oficial, mas a plantação ainda não começou.

Fonte do Infarmed informou o JN que um dos projectos irá ser desenvolvido em estufa, enquanto o outro será plantado “em outdoor”.

Em Portugal não é permitida a prescrição directa de canábis apra fins terapêuticos, podendo apenas ser usados os seus derivados, embora as propriedades e benefícios da utilziação directa da planta estejam a ser estudados pela Ordem dos médicos.

sabado.pt